fbpx
Cuidar de animais também é saúde pública

Artigos

Cuidar de animais também é saúde pública

Dep. Joana Darc
Escrito por Dep. Joana Darc em 17/10/2019

Trabalhar na causa animal não é uma missão para qualquer um, precisa de dedicação, responsabilidade e muita força de vontade. Me dedico a este trabalho há muitos anos e cada vez mais encontro desafios maiores. Desde o início de meu envolvimento nesta causa, tenho visto os avanços que temos conquistado. Mas é preciso fazer mais, é preciso de um olhar mais criterioso do poder público para que consigamos alcançar a tão almejada qualidade de vida e bem-estar para os animais. 

Isso não é uma preocupação apenas com relação a vida dos animais, mas também estão inseridas as questões relacionadas a saúde pública da população como um todo. Não é saudável para os animais, e muito menos para a população, a quantidade excessiva de cães e gatos em situação de rua como vemos nos dia de hoje. Precisamos falar de controle populacional destes seres para que esta situação seja amenizada.

Como já havia dito antes, o abandono de animais é uma questão de saúde pública, levando-se em conta que inúmeros deles vagam pelas ruas sem vacinação, podendo contrair doenças e consequentemente transmiti-las aos humanos. 

Como parlamentar tenho trabalhado arduamente para que ações de controle populacional de cães e gatos se tornem lei no nosso estado. Este ano, já subimos um degrau rumo à mudança, ao conquistar pela primeira vez na história do Amazonas, a inclusão de ações voltadas para os animais no Plano Plurianual (PPA). Este ganho irá garantir que a partir de 2020, os recursos destinadas para políticas públicas relacionadas à causa animal como um todo, sejam  executadas. Então podemos ter a esperança que a Clínica Pública Veterinária do Amazonas saia do papel nos próximos 4 anos. 

Aos poucos vamos alcançar mais qualidade de vida e segurança para os animais e também para as pessoas por meio da conscientização e responsabilidade com a vida animal.

Por Joana Darc Cordeiro

Deputada Estadual do Amazonas

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *