fbpx

Geral

Projeto de Joana Darc conscientiza sobre consumo de medicamentos que inibem apetite no Amazonas

Dep. Joana Darc
Escrito por Dep. Joana Darc em 10/12/2019
Projeto de Joana Darc conscientiza sobre consumo de medicamentos que inibem apetite no Amazonas

Os conhecidos medicamentos anorexígenos podem causar dependência química, depressão, insônia entre outros malefícios

Projeto de autoria da deputada estadual Joana Darc (PL), aprovado na tarde desta terça-feira (10) na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), institui a criação de uma Campanha Estadual de Conscientização sobre Consumo de Medicamentos Anorexígenos, alertando para seu uso exagerado e indevido de medicamentos emagrecedores.

Esses fármacos têm como finalidade induzir a aversão ao alimento e à falta de apetite, ou seja, são os famosos remédios para emagrecer. Geralmente são anfetaminas, metanfetaminas e similares, mesma classe de drogas da cocaína, crack e crystal meth. Segundo especialistas, tais medicamentos podem acarretar diversos efeitos colaterais, como dependência química, depressão, insônia, insuficiência cardiorrespiratória, hipertensão arterial severa (pressão alta) entre outros.

A parlamentar ressalta a importância da aprovação do projeto. “Vivemos em uma sociedade em que muitas vezes jovens se prendem a padrões estéticos de magreza excessiva, por isso o projeto vem com o objetivo de fortalecer o processo educativo, fornecendo informações importantes para os cuidados com a saúde e os riscos destas medicações. Somente o processo educativo pode quebrar o ciclo da não informação acerca dos riscos a que os cidadãos estão sujeitos e, também, confiar os cuidados com a saúde aos profissionais específicos”, destacou Joana Darc.

De acordo com a justificativa do projeto, atualmente, as drogas anorexígenas utilizadas no Brasil são a dietilpropiona (anfepramona), o fenproporex, fenfluramina, fenilpropanolamina e o manzidol. Dentre eles, o femproporex é o anorexígeno mais utilizado no Brasil (60% das prescrições). As anfetaminas são estimulantes do SNC (Sistema Nervoso Central) que aumentam a vigília e a atividade autônoma dos individuos e cortam o apetite.

Se sancionada pelo Governador, a campanha será realizada anualmente na primeira semana de abril, durante a “Semana de Conscientização sobre o Consumo de Medicamentos Anorexígenos'”, onde ocorrerão palestras de esclarecimento para a população, distribuição de folhetos informativos e explicativos no Programa Estadual de Proteção e Orientação do Consumidor (PROCON -AM), na rede pública de ensino e de saúde, além de possíveis outras ações.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *