fbpx
Joana Darc destina mais de 50 emendas que beneficiarão avanços para população do Amazonas

Geral

Joana Darc destina mais de 50 emendas que beneficiarão avanços para população do Amazonas

Dep. Joana Darc
Escrito por Dep. Joana Darc em 08/01/2020

A deputada estadual Joana Darc (PL) teve 52 emendas aprovadas na Lei Orçamentária Anual (LOA 2020). A parlamentar indicou R$ 6.993.597,50 ao orçamento para atender as demandas da população nas áreas de Educação da capital e interior, Proteção e Bem-estar Animal, juventude e cidadania, geração de emprego e renda por meio de cursos profissionalizantes, inclusão da pessoa com deficiência, questões indígenas, meio ambiente e sustentabilidade.

“Por meio dos recursos parlamentares poderei neste ano de 2020, ajudar ainda mais a população através do apoio e execução de projetos que nos foram demandados no decorrer do primeiro ano de mandato. Sou uma deputada que luta por uma causa, e que foi eleita para isso, e na medida do possível neste primeiro orçamento do meu mandato, estarei destinando boa parte dos recursos para causa animal. Mas também mantenho meu compromisso com a população amazonense de suprir outras áreas, como educação, segurança, juventude, inclusão da pessoa com deficiência, entre outras áreas”, destacou a parlamentar.

Municípios do Interior 

Além de contemplar a capital, as emendas parlamentares de Joana Darc também irão beneficiar a população de municípios do interior do estado como Manicoré, Tonantins, Autazes, Rio Preto, Eirunepé e Carauari. “Neste primeiro ano estou fazendo o máximo para atender as demandas prioritárias dos municípios do nosso estado, boa parte dos recursos para interior estão direcionados para equipar escolas dos municípios, visando melhorar a qualidade do ensino básico do nosso povo ribeirinho e proporcionar mais estrutura para as guardas municipais do interior com objetivo de aumentar a segurança nos municípios”, declarou a parlamentar.

Proteção e Bem-estar animal   

Militante da causa animal, Joana Darc, destinou boa parte de seus recursos para implementação de  projetos voltados para proteção e bem-estar animal. Um desses projetos será para construção de veículos adaptados para realizar esterilização de cães e gatos (Castramóveis), além de equipamentos e insumos para castração de animais da capital e também de municípios do interior do Amazonas. “Consegui articular com o poder executivo, para que sejam construídos, por meio da destinação de recursos, castramóveis que deverão estar nas ruas da capital e também nos municípios do interior já no segundo semestre de 2020. Esses castramóveis irão além de levar veterinários para fazer as castrações, irão realizar vacinas e entrega de medicamentos pós-operatórios para os beneficiários da capital e interior, reforçando o atendimento que hoje é limitado por meio Centro de Controle de Zoonoses (CCZ)”, destacou a parlamentar. 

A parlamentar reforçou ainda que cuidar dos animais também é uma questão de saúde pública para a sociedade. “Quando incentivamos a castração em animais domésticos, combatemos o abandono de animais nas ruas, e diminuímos os riscos de proliferação de doenças típicas de animais que podem ser transmitidas aos seres humanos e vice-versa”, explicou Joana Darc.

Inclusão da pessoa com deficiência

Umas das causas abraçadas pela parlamentar no ano de 2019 foi a da pessoa com deficiência (PCD’s), que já no primeiro ano de mandato apoiou projetos que trabalham a inclusão e socialização de PCD’s, autistas e pessoas com síndrome de down, como o programa de Cinoterapia,projeto onde cães atuam como instrumento para auxiliar no tratamento de pacientes, tornando o processo menos sofrido. O projeto é uma parceria do Corpo de Bombeiros e Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (SEJUSC) e contou com o apoio da parlamentar para que, ainda em 2019, saísse do papel. 

Outro projeto que será mantido com recursos da parlamentar será o de Equoterapia, método terapêutico e educacional que trabalha com cavalos e auxilia no tratamento de autistas e pessoas com deficiência, realizado pela Cavalaria da Polícia Militar do Amazonas.  O Projeto de Equoterapia da Polícia Militar atende gratuitamente a comunidade amazonense e já beneficiou mais de 700 pessoas com a terapia com cavalos. 

Geração de Emprego e Renda

Visando fomentar o crescimento profissional do cidadão amazonense, a parlamentar destinou ainda recursos para criação de cursos profissionalizantes do Cetam para área de Banho & Tosa, auxiliar de medicina veterinária (pet care e pet vet), e ainda para ampliação de cursos técnicos e de especialização técnica na área da saúde.

Juventude e Cidadania

Por acreditar que o apoio a projetos que fomentem a cidadania e apoio a juventude é que a parlamentar destinou recursos a projetos Pró-menor Dom Bosco, que trabalha com jovens em vulnerabilidade social. E ainda o Projeto Parceiros da Escola (Propae), que tem como objetivo oferecer atendimentos em áreas multidisciplinares como psicologia, serviço social e fonoaudiologia para professores, estudantes e seus núcleos familiares, a fim de trabalhar a interação da comunidade escolar. 

Meio Ambiente e Sustentabilidade

Com o objetivo de fomentar a proteção ao meio ambiente e sustentabilidade, Joana Darc destinou recursos para melhorar a estrutura de fiscalização ambiental de órgãos como Batalhão Ambiental, Delegacia Especializada em Crimes contra o Meio Ambiente (DEMA), ampliação e manutenção do setor de educação ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA),  Instituto Sumaúma que atua em diversos projetos de educação ambiental em Manaus, e ainda o fomento de cadeias produtivas sustentáveis, por meio de projetos da Fundação Amazonas Sustentável, que trabalham com a geração de economia e transformação ambiental nas comunidades ribeirinhas do Amazonas.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *