fbpx
Fevereiro Gateiro: Primeiros passos para adotar seu primeiro gatinho

Causa Animal

Fevereiro Gateiro: Primeiros passos para adotar seu primeiro gatinho

Dep. Joana Darc
Escrito por Dep. Joana Darc em 06/02/2020

Neste mês em que estamos comemorando o Fevereiro Gateiro, vou compartilhar com vocês algumas dicas bem legais para quem já ama, tem ou deseja ter um felino fofinho.

E para iniciar, neste primeiro artigo quero contar alguns segredinhos de sucesso para quem quer adotar um gatíneo.

Primeiramente é preciso entender que gatos são gatos e cachorros são cachorros. Muitas pessoas esperam que os gatos tenham o mesmo comportamento dos cachorros e, quando  isto não acontece, ficam decepcionados.

Gatos têm um comportamento e uma personalidade diferente, isto não quer dizer que não amem seus donos, eles só se comportam de maneira diferenciada. 

Para quem desejar adotar um gatinho, é importante conhecer a origem do felino, de onde ele veio. De um abrigo, da casa de um conhecido ou direto da rua?  Ele teve um início de vida mais difícil, foi maltratado, tem algum trauma? A origem de onde veio seu novo companheiro vai falar muito sobre o comportamento dele, principalmente nos primeiros dias. 

Entendida essa parte, vamos à recepção desse amiguinho no seu lar!

Ao chegar, coloque a caixa de transporte em que o animal chegou em um cômodo tranquilo da casa, abra a caixa e deixe o novo companheiro explorar o ambiente espontânea e tranquilamente.

Não precisa forçar uma amizade de cara, deixe ele sair quando quiser e se sentir à vontade. Controle sua ansiedade, e não precisa ficar seguindo seu felino, observe de longe, deixe-o livre.

E se seu gato sair da caixinha e logo se esconder, não fique preocupado, isto é perfeitamente normal, e pode ser que dure alguns dias até. 

Preocupe-se com comida, água e caixa de areia. É importante que você providencie previamente esses primeiros mantimentos básicos para seu amigo felino. Procure deixar em um local próximo de onde ele costuma ficar, para que ele se sinta à vontade para sair de onde estiver para comer, beber água e fazer suas necessidades.

IMPORTANTE: Se o animal ficou em um esconderijo, verifique se a comida e água que você deixou estão sendo consumidas. Ele provavelmente irá sair da toca apenas quando você não estiver por perto.

Dado o primeiro passo, agora você precisa construir um relacionamento com seu gatinho. Converse com ele, fale bastante para que ele reconheça sua voz. Você pode se apresentar pra ele, apresentar a casa para o felino.

É  importante que você seja o mais natural possível! Você pode usar de algumas técnicas para se aproximar do seu gato, como oferecer petiscos, mostrar algum brinquedo e interagir com ele, se abaixar para manter um diálogo mais direto olhando nos olhos… isso deverá  estabelecer uma conexão mais profunda entre vocês. Mas é fundamental levar em consideração o momento do seu animal, tudo é questão de respeito e adaptação.

Essas são apenas algumas dicas! Durante todo esse mês vou trazer muitos outros temas e curiosidades sobre nossos peludinhos. 

Ah, e se você se interessou em adotar um gatinho, fica ligado que no dia 10 de fevereiro vamos realizar o primeiro evento de adoção virtual de gatos do Amazonas. Mais informações vou disponibilizar nas minhas redes sociais, segue lá @joanadarcam no instagram e do face!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

One Reply to “Fevereiro Gateiro: Primeiros passos para adotar seu primeiro gatinho”

Socorro! Meu gato está fazendo xixi fora da caixa | Deputada Joana Darc | Protetora dos Animais

[…] falamos aqui sobre os primeiros passos para adotar um gatinho. Agora vamos falar de um problema não tão comum, mas que acontece em alguns lares com felinos. É […]