fbpx

Causa Animal

Socorro! Meu gato está fazendo xixi fora da caixa

Dep. Joana Darc
Escrito por Dep. Joana Darc em 28/02/2020

Já falamos aqui sobre os primeiros passos para adotar um gatinho. Agora vamos falar de um problema não tão comum, mas que acontece em alguns lares com felinos. É normal que o tutor fique desesperado quando o gato, sem explicação aparente, resolve fazer xixi fora da caixinha de areia. Geralmente eles procuram locais mais escondidos. Fazem embaixo das mesas, nos vasos de plantas e até dentro de armários, deixando um cheiro desagradável na casa. Os motivos podem ser variados e eu vou explicar um pouco sobre cada um.

– Gatos devem ser ensinados desde pequenos a usar a caixa de areia. Eles já possuem o instinto natural para fazer as necessidades em locais com terra ou areia, mas devemos lembrá-los mesmo assim.

– A caixa deve ser adequada, de fácil acesso e também atraente. Precisa ter um tamanho bom para que ele se sinta confortável. Gatos são sensíveis e detestam que a caixa esteja suja. Além disso, para eles é muito importante esconder as fezes e urina. 

– Gatos gostam de rotina. Se você trocou o tipo de areia, pode ser que isso esteja dificultando o uso da caixa. Cheiros e sensações diferentes podem estressar o gato, fazendo com que ele busque outro “banheiro” na casa. 

– Se você tem mais de um gato, é essencial ter uma caixa de areia para cada um, pois gatos gostam de privacidade. O ideal é também manter a caixa afastada do local onde eles costumam dormir. Lembrem-se: os gatinhos são tão preocupados com a higiene quanto nós!
– Se mesmo depois de tomar todos esses cuidados, seu gatinho continuar fazendo xixi fora da caixa, pode ser que ele esteja tentando marcar território. Se o cheiro for especialmente mais forte que o normal, pode ter certeza: é marcação de território sim! A opção é realizar a castração, pois felinos castrados não costumam fazer demarcação.


Ah, vale lembrar que o gatinho também pode estar com algum problema urinário.  Veja se ele está mais quieto do que o normal, se existe sangue na urina ou se ele mia enquanto urina, como se tivesse sentindo dor. Procure imediatamente seu veterinário para que o bichinho passe por exames específicos!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *