fbpx
As ações  na ocupação Monte Horebe e o papel do parlamentar

Política

As ações na ocupação Monte Horebe e o papel do parlamentar

Dep. Joana Darc
Escrito por Dep. Joana Darc em 05/03/2020
Deputada Joana Darc recebendo agradecimento pelo trabalho realizado na comunidade Monte Horebe em Manaus

Fui uma das primeiras parlamentares a visitar a ocupação Monte Horebe. Fui resgatar animais, mas também fui conversar com as pessoas. Olhar nos olhos. Acompanhar a operação de reintegração de posse. O Monte Horebe é um problema que iniciou desde 2015 e só agora, após estudos técnicos e planejamento, um Governo teve a coragem de solucionar. Vários governos passaram durante esse tempo e nenhuma ação efetiva foi feita para evitar que a invasão aumentasse ainda mais. Um crescimento desordenado como foi o Monte Horebe traz impactos negativos para várias áreas, principalmente para a segurança pública.

Após investigações policiais, constatou-se que as famílias eram obrigadas a pagar pedágio ao crime, para permaneceremos no local, mesmo sem nenhuma infraestrutura ou saneamento. Essas famílias eram verdadeiras reféns de criminosos.

Junto com a minha equipe, estamos acompanhando pessoalmente as ações no Monte Horebe. Optamos por trocar a agenda do conforto do nosso gabinete para dar a nossa contribuição com a operação. É isso que as pessoas esperam de mim no mandato.

Bom, o que vi no local foi uma ação pacífica. Não se trata de uma ação policial, mas sim uma ação social que devolverá dignidade a muitas famílias. As forças da segurança pública em nosso estado estão fazendo um trabalho positivo, com homens e mulheres treinados para salvaguardar a vida das famílias de bem.

A Sejusc está fazendo um trabalho incansável de cadastramento das famílias para receberem o aluguel social e posteriormente garantir a moradia digna aos mesmos. É claro que uma operação como esta deixa impactos na vida das pessoas, mas acompanhei o trabalho diferenciado que o Governo está fazendo alí, de respeito principalmente. Muitas famílias já foram realocadas para as casas de aluguel social e outras estão em processo.

Importante atentar que nunca antes na história do Estado do Amazonas existiu uma reintegração tão pacifica e organizada como está sendo no Monte Horebe. Tenho certeza que no futuro, ao olharmos para trás vamos ter a segurança de olhar para cada família de bem e saber que tudo valeu a pena.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *