fbpx

Notícias

Joana Darc sugere criação de UBS referência em Covid-19 na Arena da Amazônia

Assessoria JD
Escrito por Assessoria JD em 22/04/2020
Joana Darc sugere criação de UBS referência em Covid-19 na Arena da Amazônia

A deputada estadual Joana Darc (PL) protocolou, em Sessão virtual desta segunda-feira (20), um indicativo para criação de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência no tratamento do novo Coronavírus, utilizando a estrutura de camarotes da Arena da Amazônia, ou outro local com capacidade similar, com testes rápidos e suporte médico para pacientes que sentirem os primeiros sintomas da Covid-19. A medida visa desafogar os Serviços de Pronto Atendimento (SPAs), hospitais estaduais e UBSs do município.

Hoje nós temos uma realidade em que, assim que o paciente sente algum sintoma, ele vai para algum SPA, ou para uma unidade de saúde do município, e até mesmo para os hospitais de referência do Estado. E essas unidades acabam superlotadas. Precisamos cuidar desses casos onde as pessoas começam com os sintomas iniciais para não colapsar os leitos. Dessa forma, evitaremos contaminação em toda a rede e dos nossos profissionais de saúde”, explicou a parlamentar.

Além do requerimento ao Governo, uma vez que metade da população do Estado está concentrada na capital, a deputada também fez o indicativo à Prefeitura de Manaus, na semana passada, e afirmou que já está fazendo as articulações necessárias para execução do projeto. “Tenho ido pessoalmente nas unidades de saúde que eu possa entender um pouco como que as coisas estão funcionando e como posso ajudar. Sabemos que temos uma cobertura de atendimento básico deficitário. A unidade básica de saúde referência para casos de Covid-19 pelo Governo do Estado e também pela Prefeitura de Manaus será um apoio a mais neste enfrentamento”, reforçou.

No indicativo, Joana ressalta que prevalecerá nessa Unidade o atendimento inicial e a centralização das demandas, usando os outros profissionais de saúde que não podem estar dentro de uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), colocando-os na linha de frente dessa Unidade Básica de Referência. Por conseguinte, tudo seria centralizado em uma única estrutura, de forma a eliminar a superlotação da Sala Rosa e manter a ordem no sistema de saúde estadual.

Em relação ao diagnóstico dos sintomáticos, o indicativo sugere um serviço de testagem rápida para eliminar a testagem descentralizada, com o apoio dos profissionais da atenção básica do município.

Gabinete da Deputada Joana Darc (PL)

Texto: Assessoria da Deputada

Luana Carvalho

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *