fbpx
Joana Darc realiza visita em novas instalações do Centro de Controle de Zoonoses de Manaus

Artigos

Joana Darc realiza visita em novas instalações do Centro de Controle de Zoonoses de Manaus

Dep. Joana Darc
Escrito por Dep. Joana Darc em 22/06/2020

Na manhã desta segunda-feira (22), a deputada estadual Joana Darc (PL) fez uma visita nas instalações do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Manaus, localizado no bairro Compensa, Zona Oeste.  Ela também fez um levantamento das necessidades do local, que está em sua fase final da reforma. A revitalização do prédio foi uma das pautas mais levantadas pela parlamentar desde quando assumiu como vereadora na Câmara Municipal de Manaus (CMM), em 2016.

 A revitalização do prédio foi uma das pautas mais levantadas pela parlamentar desde quando assumiu como vereadora na Câmara Municipal de Manaus (CMM), em 2016.  

“Essa reforma vem sendo solicitada pela causa animal há mais de uma década. Foi uma luta fortalecida através da nossa voz na CMM e agora na Assembleia Legislativa. A obra será entregue em breve e estou contente pois teremos um CCZ equipado, diferenciado, e que certamente irá trazer um atendimento humanizado para cães, gatos, aos seus tutores e funcionários deste órgão, que muito tempo dedicaram suas vidas à esta unidade”, frisou Joana Darc.

De acordo com a deputada, as novas instalações deram até um “novo ar” ao CCZ, que antes não atendia aos parâmetros de bem-estar animal e que foi alvo, por diversas vezes, de fiscalizações por parte da parlamentar desde seu mandato como vereadora. Em 2018, Joana denunciou as péssimas condições do prédio e denunciou também que o CCZ estaria fazendo a captura de animais saudáveis para serem colocados em condições precárias.

“Foram inúmeras blitz, denúncias por falta de vagas para castração, dificuldades que a população enfrentava e até medicamentos vencidos”, lembrou a parlamentar. Em março de 2018, os atendimentos do CCZ foram suspensos após uma comissão de vereadores, encabeçada por Joana Darc, ter encontrado estoque de medicamentos vencidos, que seriam destinados ao tratamento e castração de animais domésticos na capital. O episódio teve repercussão nacional.

Desde que iniciou a vida política, Joana Darc vem sugerindo soluções, políticas públicas e destinando verba de emendas ao CCZ. Como vereadora, ela destinou emendas para que o órgão adquirisse aparelhos de anestesia inalatória, microchips, além de recursos para a implantação do aplicativo móvel de agendamento de castrações e aumento no número de  castrações ofertados à população e protetores de animais.

Instalações

Durante a visita, Joana Darc pôde conhecer todas as sala do novo CCZ, que agora conta com área de espera, copa para os funcionários, salas específicas de medicação, esterilização, cirurgias, pós-cirúrgico, salas de vacinação, eutanásia e necropsia. “Que este possa ser um lugar de novas iniciativas. conscientização, tratamento humanizado e que possamos unir as forças do Governo e Prefeitura, afinal de contas, falar de saúde animal também é falar de saúde pública”, disse Joana Darc.

Segundo a diretora do CCZ, Patrícia de Paula, o funcionamento será totalmente humanizado, respeitando os procedimentos operacionais padrão (POP). “Não conheci a fase antiga do CCZ, apenas através de vídeos. Mas antes existiam canis coletivos, e hoje já teremos canis individuais, com toda parte de humanização dos animais. A estrutura aumentou, teremos direcionamento do público para cada setor desde a recepção. Vamos continuar com nossa parte de castração e a intenção é aumentar o número de castrações após a pandemia. Assim estaremos favorecendo os animais e seus tutores”.

Patrícia também reforçou que os serviços antes oferecidos, como os de vacinação e microchipagem, irão continuar. “Também teremos um laboratório todo equipado para auxiliar ainda mais na identificação das patologias dos animais”, completou.

O novo prédio terá 1.062,25 metros quadrados de área construída, com um total de 50 ambientes, ampliação do espaço do centro cirúrgico de castração de animais e reforma completa da rede elétrica e hidráulica. O projeto arquitetônico para a revitalização da sede do CCZ foi elaborado de acordo com a legislação vigente e com porte de estrutura adequado às necessidades de Manaus, considerando a acelerada expansão e desenvolvimento da cidade.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *