fbpx

Geral

No dia dos animais, Joana Darc destaca conquistas para a causa animal no Amazonas

Assessoria JD
Escrito por Assessoria JD em 14/03/2021
No dia dos animais, Joana Darc destaca conquistas para a causa animal no Amazonas

No dia 14 de março comemora-se o Dia Nacional dos Animais, data que foi criada para destacar a importância de proteger, respeitar e cuidar desses seres vivos. No Amazonas, a deputada estadual e protetora dos animais Joana Darc (PL) é a ativista mais atuante da causa e seu mandato já coleciona diversas conquistas e avanços sobre o tema.
 
Ração Gratuita

Como parlamentar, Joana destinou recursos para a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) aplicar na execução de políticas de bem-estar animal e em parceria com a Fundação Amazônia Sustentável (FAS), vai beneficiar mais de 60 protetores e cuidadores de animais com a doação de ração gratuita.
 
Hospital

Joana também destinou mais de R$ 3 milhões em verbas para a implantação do primeiro hospital veterinário público do Amazonas, que vai socorrer e salvar os animais de famílias de baixa renda que não tem condições de custear o tratamento em clínicas particulares.
 
Castramóveis

Em parceria com a FAS e com a Secretaria do Meio Ambiente, a deputada estadual também investiu recursos para a compra de 3 unidades móveis de castração, batizadas de ‘Castramóvel’ que irão realizar o procedimento de esterilização em animais de maneira gratuita e dessa forma colaborar com a diminuição da imensa quantidade de bichos que vivem pelas ruas expostos à violência e sujeitos à zoonoses.

Projetos

No parlamento estadual, Joana foi a deputada estadual que mais apresentou matérias relacionadas a causa animal e que representam um grande progresso sobre o tema, entre as quais podemos destacar:

– PL 40/2021, que proíbe a realização de tatuagens para fins estéticos nos animais;
– PL 568/2020, que dispõe sobre o tratamento gratuito para animais e humanos diagnosticados com esporotricose;
– PL 414/2020, que obriga o indivíduo que maltratar animais a pagar pelo tratamento veterinário do mesmo.
– PL 467/2020, que proíbe o uso de animais em exibições/espetáculos de circo e similares.
– PL 576/2019, que proíbe a comercialização da coleira antilatido conhecida popularmente como coleira de choque.
– PL 740/2019, que proíbe os indivíduos condenados por maus-tratos de adotarem novos animais.

“Todo o trabalho que estamos fazendo é por amor a esses animais, que muitas vezes são tratados como objetos descartáveis e sem valor. Foi por isso que eu aceitei o desafio de entrar na política e fazer o que for possível para ajudar esses seres vivos”, relatou Joana.
 
Trajetória marcada por conquistas

Antes de ser deputada, Joana foi vereadora por Manaus, e implantou na cidade, a primeira Unidade Móvel de Urgência, batizada de ‘SamuVet’, um veículo que é usado para transportar e salvar dezenas de animais todos os dias.
Como vereadora, Joana também destinou emendas para a ampliação do único Centro de Controle de Zoonoses da cidade e lutou para que o agendamento de serviços fosse feito de maneira virtual. Hoje, quem precisa do CCZ não tem que amanhecer na fila para ser atendido, basta fazer a inscrição online através do site http://ccz.manaus.am.gov.br/login
Seu trabalho pelos animais ganhou o prestígio da população, o que levou Joana a ser a deputada mulher mais bem votada de Manaus nas eleições de 2018.
A partir daí, os avanços para a causa animal se multiplicaram e seu mandato alcançou diversos municípios do interior do Estado.
Atualmente a deputada está de licença-maternidade mas faz questão de destacar que seu gabinete e sua equipe continuam trabalhando de maneira intensa pelos animais e pelas pessoas.
“Esses dias estou me dedicando ao imenso e maravilhoso desafio que é ser mãe, mas meu mandato continua forte em defesa dos anseios da população e da causa animal”, afirmou.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *