fbpx

Causa Animal

Causa Animal vive um novo tempo no Amazonas

Assessoria JD
Escrito por Assessoria JD em 29/04/2021
Causa Animal vive um novo tempo no Amazonas

A defesa e proteção dos animais vivencia um novo momento no Estado do Amazonas com a implementação e execução da Política Estadual do Bem-estar Animal e da Fauna Doméstica, a chegada das três unidades móveis de castração de cães e gatos e o edital de doação de ração a protetores e cuidadores que já está na sua segunda fase.

Essas conquistas representam um grande avanço para o controle populacional de animais de rua, que vivem em situação de insalubridade, expostos à violência e sujeitos à zoonoses, o que pode ser prejudicial para a população e portanto, trata-se de uma questão também relacionada à saúde pública.

O projeto de bem-estar animal é realizado com recursos destinados pela deputada estadual Joana Darc (PL) que é ativista da causa animal e afirma que, por meio da destinação dos recursos, será possível reduzir o crescente número de animais de rua na região. “No ano passado, no tempo da destinação de recursos, busquei parcerias para que os projetos de bem-estar animal pudessem ser abraçados pelas instituições e chegassem até quem mais necessita. Foi aí que a FAS surgiu como parceira nesse processo e, juntos, iremos concretizar o atendimento veterinário na região, ajudando a salvar a vida de muitos animais e ainda ter o controle populacional de cães e gatos”, afirma Joana Darc.

Para o titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), Eduardo Taveira, as conquistas recentes marcam o início de uma nova história na causa. “Esse é o primeiro passo numa agenda que eu tenho certeza que vai ser fortalecida cada vez mais. Toda a nossa secretaria se estruturou, nós estamos diante de um movimento que de fato é acima de tudo público e esse é o maior legado que a gente pode deixar.” relatou.

Pioneirismo

Quando era vereadora, Joana Darc implantou a primeira unidade móvel de urgência animal do Amazonas, o SAMUVET, que socorre dezenas de animais todos os dias além de transportar gratuitamente animais que precisam de atendimento médico veterinário através do projeto ‘Carona Animal’.

Já no parlamento estadual, Joana foi a primeira deputada do Amazonas a destinar recursos para a compra e implantação de três unidades móveis de castração, os castramóveis, que vão realizar o procedimento de esterilização de maneira gratuita, colaborando com o controle populacional e reduzindo a imensa quantidade de animais abandonados. A primeira unidade já está em Manaus aguardando os procedimentos legais para seu funcionamento. “O castramóvel é a concretização de um sonho que surgiu lá atrás quando a gente imaginava um dia poder fazer uma ação de castração nos municípios, nos bairros de Manaus, nas reservas de desenvolvimento sustentável, onde é perfeitamente possível controlar o número de animais.” declarou a parlamentar

No âmbito legislativo, Joana vem se destacando no combate à violência contra os animais. Uma lei de sua autoria que entrou em vigor recentemente, obriga os autores de maus-tratos a pagarem pelo tratamento médico veterinário da fauna vitimizada. Há em tramitação ainda um outro PL que pune com sanção administrativa e multa de até R$ 50 mil os autores desta prática criminosa.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *