fbpx

Geral

Proposta de Joana Darc é acatada pelo governador e subvenção para o extrativismo da piaçava é concretizada

Assessoria JD
Escrito por Assessoria JD em 31/05/2021
Proposta de Joana Darc é acatada pelo governador e subvenção para o extrativismo da piaçava é concretizada

O Governo do Amazonas incluiu a piaçava no plano de apoio aos produtores de fibras do Amazonas graças ao indicativo feito pela deputada estadual Joana Darc (PL). A medida fortalece a cadeia produtiva da palmeira no interior do Amazonas e beneficia centenas de famílias que vivem da atividade extrativista.

No fim do ano passado, a deputada esteve reunida com a equipe técnica do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (IDAM) na busca de soluções para fomentar atividades econômicas, como incentivos aos produtores da fibra. Um dos principais produtores é o município de Barcelos (distante a 399 km em linha reta da capital), situado na margem direita do Rio Negro. Santa Isabel do Rio Negro e São Gabriel da Cachoeira também se destacam na produção.

“Quando fiz o indicativo ao governador Wilson Lima para que incluísse na concessão de subvenções do estado, ele se comprometeu a fazer, e hoje comemoramos essa vitória. Muitos prometeram incentivos para o desenvolvimento do extrativismo da piaçava, mas nunca se cumpriu de fato. A subvenção estadual aumentará a renda dos quase 3 mil piaçaveiros, que estão há anos esquecidos”, apontou a parlamentar.

Apesar de possuir mercado para o escoamento da produção, o preço pago ao coletor de fibra de piaçava em determinados locais chega a ser irrisório comparado ao investimento físico e financeiro exigidos pela atividade. Como grande incentivadora do desenvolvimento do setor primário no Estado, Joana Darc aponta que, com o incremento do governo de R$ 0,50/kg, haverá uma injeção na economia da região de aproximadamente um milhão de reais. “Os produtores de piaçaba produzem atualmente duas mil toneladas por ano. Com a subvenção dada pelo governador Wilson Lima, haverá a valorização da extração da piaçava, o que irá contribuir para a manutenção da sustentabilidade, para o movimento da economia local e oportunidade de emprego e renda’’, conclui Joana Darc.
Importância da piaçava
A importância econômica da piaçava está pautada tanto na fabricação de vassouras, quanto na produção de peças de artesanatos. A produção de fibra de piaçava no Amazonas é destinada em quase sua totalidade à exportação para os estados de São Paulo, Pará, Minas Gerais, Amapá, Acre e Rio de Janeiro, que se destaca como maior destinatário da produção.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *