fbpx

Geral

15 toneladas de ração são entregues a protetores adquiridas com recursos de emendas parlamentares da deputada Joana Darc

Assessoria JD
Escrito por Assessoria JD em 21/06/2021
15 toneladas de ração são entregues a protetores adquiridas com recursos de emendas parlamentares da deputada Joana Darc

Foram entregues hoje(21), 15 toneladas de ração, custeadas com recursos destinados pela deputada Joana Darc (PL) para atender 234 protetores e cuidadores de animais, aprovados  no 2º Edital de Ração do Amazonas. A solenidade ocorreu no Centro de Convenções Vasco Vasques, na Zona Centro-Oeste de Manaus.

A ação faz parte do Programa Estadual do Bem-Estar Animal e é realizada em parceria com a Fundação Amazônia Sustentável (FAS), com recursos de emendas parlamentares dos deputados Joana Darc (PL) e Saullo Vianna (PTB). Este é o segundo edital público em apoio a protetores e cuidadores de animais domésticos do Amazonas. A primeira seleção, em abril deste ano, beneficiou 64 pessoas, com a entrega total de aproximadamente quatro toneladas de ração. Esta segunda fase, por sua vez, superou a quantidade de contemplados na última edição.

A compra de rações para cães e gatos é uma das atividades previstas no Cadastro Estadual de Protetores e Cuidadores de Animais, disposto na Lei Estadual nº 5.123, e em consonância à uma das metas do Programa Estadual do Bem-Estar Animal, conforme o Decreto nº 39.671, ambos propostos pela deputada Joana Darc.

A parlamentar, que também é protetora de animais, explica que a Causa Animal vive um novo momento, que em pouco mais de dois anos, muito já foi entregue e este é só o começo. Ela afirma que o objetivo é fazer dessas uma política pública permanente no Amazonas.

“Esse é um projeto piloto para a construção dessa política pública de suporte para os protetores de animais. Eles fazem o que o poder público deveria fazer como um todo. Nós estamos tentando corrigir a ausência de política pública de todos esses anos”, afirmou a parlamentar, acrescentando que deverão ser inauguradas três Unidades Móveis de Castração nos próximos meses.

Para Joana Darc, a entrega das rações deste segundo edital e em breve das unidades de castração, representam um novo marco para a Política de Bem-Estar Animal do Estado do Amazonas. “a construção da Política de Bem-estar Animal é um marco. Já são 15 toneladas de ração em apenas seis meses. Irei trabalhar para que essa seja uma política de governo e os protetores de animais que fazem tanto sem receber nada em troca, sejam beneficiados permanente”, disse.

Os protetores beneficiados nesta segunda-feira (21/06) são residentes nos municípios de Manaus, Manacapuru e Novo Airão. Também foram selecionados protetores e cuidadores que desenvolvem trabalhos de assistência animal nas Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Negro – Margem Direita/ Setor Puduari-Solimões e na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Puranga Conquista – Unidades de Conservação Estaduais gerenciadas pela Sema.

Há mais de 30 anos, Tânia Mussa é cuidadora e atua na causa animal. Ela abriga aproximadamente 250 cães em uma casa no bairro Santa Etelvina, zona norte de Manaus. Para ela, o resgate, salvamento e cuidados de animais se transformou em uma luta diária.

“É um apoio que a gente está recebendo, graças a Deus, porque em momento algum na nossa história, ninguém deu aquele olhar carinhoso para a causa animal.”, ressaltou a cuidadora.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *