fbpx

Geral

Deputada Joana Darc solicita cemitério e crematório público para animais domésticos

Assessoria JD
Escrito por Assessoria JD em 20/09/2021
Deputada Joana Darc solicita cemitério e crematório público para animais domésticos

Plenário da Assembleia Legislativa do Amazonas

A deputada Joana Darc (PL), solicitou ao Poder Executivo, a criação de um cemitério e crematório público de animais domésticos. A justificativa é o respeito ao animal presente em muitos e importantes momentos da vida do dono, bem como, questão ambiental e de saúde pública. 

“Temos que considerar também a questão de saúde pública e ambiental, pois a oportunidade de enterrar o animal num local devidamente adequado, evita que as pessoas joguem os animais nos rios, nas ruas ou terrenos baldios”, disse.

A deputada acrescentou ainda que o cemitério e crematório, vão evitar a proliferação de vetores e doenças, diante da decomposição desses animais, em locais inadequados, preservando, assim, a vida de outros animais e dos seres humanos. 

Estatística

Dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que no Amazonas, a população estimada de cães e gatos era de 1.051.000 animais em 2013. De acordo com esses dados, no estado, 575 mil domicílios tinham um cachorro ou um gato de estimação. E não há cemitério ou crematório para os que falecem.

“Não podemos mais esperar tanto tempo para que as pessoas, possam dar um enterro digno a seus animais de estimação”, pontuou.

Procedimento

O Poder executivo pode providenciar compra ou desapropriação de uma área para instalação do cemitério e crematório, em lugar previamente escolhido. 

Os serviços de cemitério e crematório podem ficar por conta do proprietário. O serviço será realizado, de forma gratuita, quando for comprovado o estado de vulnerabilidade.

Foto: Matheus Ponce

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *