fbpx

Geral

Dentistas são homenageados por deputada Joana Darc, em sessão Especial na Aleam

Assessoria JD
Escrito por Assessoria JD em 25/10/2021
Dentistas são homenageados por deputada Joana Darc, em sessão Especial na Aleam
Dentistas foram essenciais durante o pico da pandemia no Amazonas.

A deputada estadual Joana Darc (PL), realizou na segunda-feira (25), Sessão Especial em alusão ao Dia do Médico Dentista. Na oportunidade, alguns dentistas foram homenageados pela atuação durante o pico da pandemia.

A parlamentar usou o momento, realizado no plenário Ruy Araújo, para reconhecer e agradecer o trabalho dos profissionais, frente ao período de pandemia. De acordo com ela, não é possível falar dos heróis da pandemia, sem citar os médicos dentistas.

“Eles são essenciais para nossa sociedade. E isso ficou ainda mais evidente, durante os picos da pandemia em todo o mundo”, destacando que a atuação dos médicos dentistas contribuiu diretamente para minimizar a propagação de bactérias nos ambientes hospitalares.

Joana destacou que a odontologia é essencial à saúde e por isso, deve ser garantida desde a primeira infância. E pontuou que o Brasil é o único país do mundo a oferecer assistência odontológica, universal e gratuita por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Nós estamos falando de uma categoria que importa muito. E que tem como grande desafio chegar nas diversas camadas da sociedade, sobretudo a mais carente”, comentou Joana Darc.

Valorização

Para o presidente da Cooperativa dos Odontologistas da Amazônia Ocidental, Drº David Alcântara de Oliveira Pita, o olhar da deputada para o segmento é importante para a valorização da categoria. “Estou muito feliz com essa homenagem. Tão importante quanto o médico, os cirurgiões dentistas também salvam vidas. Por isso, peço que a senhora proponha que o Estado inclua esses profissionais nos quadros das UTIs”, falou Pita.

Em resposta, Joana Darc avisou que já fez a solicitação, mas que adequará o pedido que fez durante a calamidade pública, para que a medida seja permanente. “Vamos readequar nosso pedido. Sei da sensibilidade do governador Wilson Lima, por isso, tenho a certeza de que ele vai nos ouvir”, comentou Joana Darc.

O presidente da Associação Brasileira de Cirurgiões Dentistas,  Evandro da Silva Bronze, ressaltou que a medida é necessária para o maior conforto e salvação de vidas nas UTIs. “Nossa área é infinitamente cheia de possibilidades. Espero que possamos ser cada vez mais valorizados e reconhecidos”, disse Bronze.

Recebeu placa em homenagem, o ex-deputado e cirurgião dentista, Varcy Herculano Barroso, bem como outros 26 profissionais, que receberam Certificado de Honra ao Mérito, expedido pela Assembleia Legislativa do Amazonas.

Foto: Fábio Romão

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *