fbpx
Joana Darc fala sobre a importância e a representatividade da mulher na política durante palestra na Aleam

Geral

Joana Darc fala sobre a importância e a representatividade da mulher na política durante palestra na Aleam

Dep. Joana Darc
Escrito por Dep. Joana Darc em 30/08/2019

O evento realizado pela Escola do Legislativo da Aleam, debateu a democracia contemporânea

Nesta sexta-feira (30) a deputada estadual Joana Darc (PL), destacou o papel da mulher na democracia e a representatividade destas no cenário político atual, durante o 1° Colóquio Amazonense sobre Democracia Contemporânea realizada pela Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

Em sua palestra, Joana Darc falou sobre a representatividade da mulher na política. De acordo com ela, ainda existem grandes desafios que as mulheres enfrentam no cenário político. “Apesar do crescimento da presença de mulheres na política, ainda temos muito a conquistar. De 192 países o Brasil ocupa a posição 151, com apenas 10,5% de mulheres ocupando cargos políticos. Isso ainda é pouco perto da quantidade de mulheres que temos no país, se boa parte estiver inserida na política, podemos fazer muito mais”, informou a deputada.

A parlamentar ressaltou o preconceito que ainda existe entre eleitoras mulheres ao votar candidatas a algum cargo político. “Imagina se todas as mulheres dessem um voto de confiança a candidatas do sexo feminino. Em geral, candidatas mulheres sempre são indicadas a cargos de vice, e também a maioria das mulheres ainda hesita em votar em candidatas do sexo feminino, e mesmo sendo maioria em eleitorado, temos poucas representes mulheres nas casas legislativas. Precisamos vencer esse preconceito, para que possamos ganhar mais espaço e possamos ajudar ainda mais outras mulheres pelo país”, destacou Joana Darc.

A parlamentar destacou também a importância desse tipo de discussão não apenas jurídica, mas também social para o desenvolvimento o diálogo político. “Esse tipo de debate une a experiência jurídica e o contexto político e social, e a partir daí conseguimos construir um diálogo e um debate aberto com a sociedade”, ressaltou a deputada.

Participaram também da mesa redonda a Deputada Mayara Pinheiro, A Juíza de Direito do Tribunal de Justiça do Amazonas e Juíza Eleitoral, Scarlet Viana e a Jornalista Daniela Cardoso. Para finalizar, os participantes assistiram uma palestra com o Ministro do Tribunal Superior Eleitoral e Doutor em Direito, Tarcísio Carvalho Neto, que falou sobre o papel da justiça eleitoral na construção da democracia.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *