fbpx
Palavras Pela Vida: Ação levou mensagens e orientações de prevenção suicídio

Geral

Palavras Pela Vida: Ação levou mensagens e orientações de prevenção suicídio

Dep. Joana Darc
Escrito por Dep. Joana Darc em 27/09/2019

O projeto de iniciativa da Deputada Joana Darc (PL) mobilizou pessoas que passavam pela rotatória do Eldorado nesta sexta-feira (27)

Para fechar o mês de setembro, mês de Combate e prevenção ao suicídio, a deputada estadual Joana Darc (PL) realizou na tarde desta sexta-feira (27)  ação do projeto “Palavras Pela Vida” (PPV) com o objetivo de levar mensagens de conscientização e valorização da vida, além de contribuir para prevenção ao suicídio. A ação aconteceu na rotatória do Eldorado, localizada na Avenida Mário Ypiranga, bairro Parque 10 de Novembro.  

O projeto da parlamentar também deixou mensagens de orientação às pessoas sobre como procurar ajuda em caso de depressão. Para a parlamentar o assunto trata-se de um grave problema de saúde pública. “Precisamos falar sobre as doenças e situações que levam ao suicídio. Precisamos olhar com mais atenção para este problema que está dominando, adolescentes, jovens, adultos. Ações como esta são apenas uma gota, mas se todos compreenderem e fizerem sua parte, não julgando ou condenando, apenas ouvindo e compreendendo, já estaremos ajudando muito mais”, enfatizou a Joana Darc.    

Plano Estadual de Combate ao Suicídio

E para contribuir mais com a causa,  Joana Darc protocolou neste mês o projeto de lei nº 577  que institui o Plano Estadual de Combate ao Suicídio que tem por objetivo identificar possíveis sintomas; tratar o transtorno mental e/ou psicológico que pode incluir depressão, transtorno bipolar, esquizofrenia, alcoolismo e abuso de drogas; e prover o acompanhamento de indivíduos que apresentem o perfil, minimizando a evolução dos quadros que podem chegar ao suicídio.

Dados sobre suicídio

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, a cada ano, cerca de 800 mil pessoas tiram a própria vida e um número ainda maior de indivíduos tenta suicídio. Segundo o estudo, a taxa maior está entre jovens entre 10 e 19 anos que aumentou 24% nas seis maiores cidades brasileiras.  O Suicídio é a segunda causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos de idade. No Amazonas só de janeiro a Abril deste ano, 30 pessoas já haviam tirado a própria vida. 

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *