fbpx
Deputada Joana Darc participa de debate sobre futuro da Zona Franca de Manaus

Oportunidades

Deputada Joana Darc participa de debate sobre futuro da Zona Franca de Manaus

Dep. Joana Darc
Escrito por Dep. Joana Darc em 11/04/2020
Deputada Joana Darc em visita a fábrica Honda na zona franca de Manaus

Ao lado do governador Wilson Lima, do presidente do Senado Davi Alcolumbre e de outros parlamentares, a deputada estadual Joana Darc participou nesta quinta-feira (11) de discussões sobre o futuro da Zona Franca de Manaus. Logo pela manhã, ela esteve junto com a comitiva na fábrica Moto Honda da Amazônia, a maior montadora de motocicletas do Brasil, instalada no Polo Industrial de Manaus. 

Na ocasião, o grupo acompanhou a cerimônia de inauguração da primeira fase da nova fábrica de motores da Honda. Também comemorou a marca de 25 milhões de motocicletas produzidas nas instalações de Manaus.

De acordo com Joana, a visita do Senador Davi Alcolumbre foi um momento crucial para falar da importância da ZFM para o Brasil e para o mundo. “É uma oportunidade ímpar, visto os impasses e incertezas que rodeiam este nosso modelo de desenvolvimento econômico. A Zona Franca é tão importante para os amazonenses quanto para o resto do mundo. Pois, mantendo a Zona Franca, estaremos evitando outros meios de geração de renda, como a exploração dos nossos recursos naturais e assim preservaremos a Amazônia. Este é o melhor modelo, é sustentável, gera empregos e outros benefícios para a economia do nosso Estado”, frisou. 

Pela tarde, a parlamentar participou de uma reunião onde foram discutidas alternativas de manter o modelo de benefícios fiscais no Estado do Amazonas. “O Senador foi bastante solícito e se comprometeu a nos ajudar na luta a favor da Zona Franca”, completou. 

Nos próximos dias o Congresso Nacional deve começar a apreciar o projeto de reforma tributária, podendo retirar a competitividade da Zona Franca de Manaus. Atualmente, o Polo Industrial de Manaus  abriga cerca de 600 indústrias, especialmente concentradas nos setores de televisão, informática e motocicletas. Além disso, gera 92 mil empregos somente no setor industrial, número expressivo apesar da recessão econômica dos últimos cinco anos no Brasil. Em 2019, o Polo Industrial de Manaus (PIM) teve faturamento de R$ 105 bilhões, o maior dos últimos 32 anos.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *